História
Palmeira-PR
Brasão de Palmeira-PR
Conhecendo a História de PALMEIRA
Palmeira é um município brasileiro do estado do Paraná, próximo á cidade de Ponta Grossa famosa por ter sido berço da Colônia Cecília. Localiza-se a uma latitude 25º25'46" sul e a uma longitude 50º00'23" oeste, estando a uma altitude de 865 metros. Sua população estimada em 2004 era de 31.771 habitantes. Possui uma área de 1465,1 km². É considerada como a "Cidade Clima do Brasil".
Com a Construção do Caminho de Viamão, no Século XVIII, muitos povoados foram surgindo na região dos Campos Gerais. Com o povoamento definido chegam os imigrantes. Os russos-alemães em 1878, os poloneses em 1888 e os italianos em 1890 liderados por Giovani Rossi, sendo que estes últimos, formaram a primeira colônia anarquista da América, a Colônia Cecília. E, em 1951, chegaram os alemães menonitas que fundaram a Colônia Witmarsum e a Cooperativa Mista Agropecuária Witmarsum Ltda produtora de leite e derivados, e de frangos com a marca Cancela. Criado através da Lei Estadual nº 238, de 9 de novembro de 1897, e instalado na mesma data, foi desmembrado de Ponta Grossa.
Os habitantes naturais do município de Curiúva são denominados palmeirense. Está localizada na Mesorregião do Centro Oriental Paranaense, mais precisamente na Microrregião de Ponta Grossa, estando a uma distância de 70 km da capital do estado, Curitiba.
Pessoas que marcaram a Historia de Palmeira
Palmeira foi o berço de personagens famosos que com seu espírito público, humano e exemplo de laborioso trabalho, ajudaram a construir o Paraná e o Brasil. Homens como:
* Barão do Tibagy e Viscondessa do Tibagy
* Jesuíno Marcondes de Oliveira e Sá que participou do Ministério de D. Pedro II durante o Império (Ministro da Agricultura, Comércio e Obras Públicas), além de ter sido o último Governador da Província do Paraná, até 1888.
* Heitor Stokler de França, príncipe dos Poetas do Paraná
* Alfredo Bertholdo Klas, Pracinha da FEB, recebeu várias condecorações por bravura na Segunda Guerra Mundial, escritor, prefeito de Palmeira
* Newton Stadler de Souza, grande jornalista do Paraná
* João Chede, Deputado Estadual e prefeito de Palmeira por várias vezes
* Arthur Orlando Klas, dentista, escritor e amante e estudioso da história de Palmeira
* Asad Kustandi Kardush, Comerciante e Professor de Inglês, nascido em Nazareth na Palestina chegando em 1950 em Palmeira onde viveu até falecer em 1986. Poliglota e pessoa de grande cultura e muito conhecido na cidade.
* Metry Bacila, cientista de renome internacional
* Jorge Amin Bacila, magnífico médico, clinicou na cidade por 30 anos e hoje vive em Curitiba, a capital do estado, com 86 anos. Desde os 4 anos de idade sem nenhuma audição, conquistou seu espaço na medicina. Nascido em 1 de Dezembro de 1920, ainda atuando na profissão.
* Astrogildo de Freitas, grande historiador e Primeiro Diretor dos Correios do Paraná. Escreveu três livros sobre a história de Palmeira e dos Correios do Paraná
* Dom Alberto Gonçalves, primeiro Paranaense a ser Consagrado Bispo
* Oscar Teixeira de Oliveira, escritor de crônicas e artigos para jornais
* Maria Edite Lederer, poetisa com 4 livros editados
* Ivo Arzua Pereira, grande político paranaense e escritor
* Francisco Sinke Ferreira, médico humanitário. Pela competência profissional, retidão de caráter e bondade tornou-se um homem muito querido da população da Palmeira, onde recebeu, em vida, inúmeras homenagens
* Dr. Moisés Marcondes, médico, romancista e cronista
* Coronel Antônio de Sá Camargo, um dos fundadores da cidade de Guarapuava
* Claudio Lenine Anderman, nasceu em Urubici e chegou na cidade por volta dos anos 80 e cresceu na indústria ecológica, levando em frente o projeto de um viveiro de plantas, que se tornou o maior do país. Hoje em dia seu Filho Leonel Carlos Anderman trabalha com ele em pró de uma cidade com uma boa arborização e bela qualidade de vida. Tocam hoje o Viveiro Porto Amazônas.
* Pedro Scherer Sobrinho, oficial do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Paraná.
* Angelo Sampaio, oficial do Exército Brasileiro. Lutou na Revolução Federalista, e pereceu em combate na Guerra de Canudos.
* Clã Ferreira Maciel, composto por Pedro Ferreira Maciel, Luiz Ferreira Maciel, Ottoni Ferreira Maciel, alem de Domingos Ferreira Maciel.
* Berço também de heróis anônimos da Guerra do Paraguai, da Segunda Guerra Mundial como por exemplo Vicente Zaleski e outros heróis que, com seu trabalho no movimento tropeirista ou na acolhida a estes, prestaram sua colaboração
* Manoel Demétrio de Oliveira- Herói da Guerra do Paraguai
* Sergio Krzywy - "Dom Sergio Krzywy" Bispo atualmente atuando no interior de São Paulo
* Arnoldo Monteiro Bach - membro da Academia de Letras dos Campos Gerais, professor e jornalista; autor de vários livros, mantém no sítio Minguinho um museu dedicado a retratar e memorizar ambientes do cotidiano da cidade de Palmeira e região.
